Marco das Três Fronteiras de Itapiranga-SC.
O Marco das Três Fronteiras foi erguido para celebrar a paz entre os povos. O monumento foi inaugurado em 1902 e estabelece a soberania e o limite territorial do Brasil com a Argentina.O Marco representa a divisa entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a República Argentina. O Marco está localizado em frente a Foz do Rio Peperi-guaçu que desemboca no Rio Uruguai.
O Monumento está localiza na foz do Rio Peperi-guaçu. Rio esse que delimita toda a fronteira do Estado de Santa Catarina com a República Argentina. O Rio Peperi-guaçu desemboca no Rio Uruguai no local delimita também as fronteiras entre o estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarine e o andar de seu leite, delimita nova fronteira do estado do Rio Grande do Sul com a República Argentina.
Do lado brasileiro e itapiranguense da margem do Rio Peperi-guaçu, é possível visualizar o Marco das Três Fronteiras localizado na margem da Argentina, o que torna o local ainda mais interessante, pela sua história e posição geográfica.
No local pode-se passar o dia em área de lazer preparada com mesas, bancos, churrasqueiras, água potável e banheiros públicos.
O lugar também indicado para contemplação da natureza e da história, onde o único som que se ouve é o barulho da água – rios Uruguai e Peperi-guaçu, além do cantar dos pássaros.
No lado Argentino existe uma grande área de preservação natural de mata atlântica sub tropical. Na margem gaúcha do Rio Uruguai que pode ser vista do local, encontra-se o Parque estadual do Turvo, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Derrubadas, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o estado de Santa Catarina e a Província de Misiones na Argentina.
Com cerca de 17500 hectares, o Parque Estadual do Turvo é o último refúgio para animais como a onça-pintada, a anta e o gavião-real (harpia) no Rio Grande do Sul. Por tais atributos é considerado por muitos ambientalistas como a área mais importante para conservação da fauna gaúcha ameaçada de extinção.
O principal atrativo turístico do parque é o Salto do Yucumã, a maior queda d’água longitudinal do mundo, com 1800 metros de extensão.
No contexto atual, o Parque Estadual do Turvo se destaca por ser a última porção significativa da formação vegetal do Alto Uruguai no Estado do Rio Grande do Sul.
Horário de atendimento:
O local pode ser visitado durante o dia, das 09:00 às 20:00 horas com respeito às normas de distanciamento. Visitação e uso da área de lazer são gratuitos.
Contatos:
turismo@itapiranga.sc.gov.br
telefone : 49 3678 7757
Leandro – Zelador : 49 98428-8627
Como chegar
Pela ITG 070, seguir na direção Cidade de Itapiranga para Linha Becker. Virar a direita na Entrada para a Linha Aparecida. Seguir adiante, passando o centro da linha Aparecida sempre na rua principal. O Marco está localizado no local de maior altitude em relação ao mar de Itapiranga.