Subscribe Now
Trending News
Majestoso Rio Uruguai

Apresentação

Willkomenn ao Berço Nacional da Oktoberfest! 

O Município de Itapiranga está localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina, na divisa com o estado do Rio Grande do Sul e com a República Argentina.

A colonização de Itapiranga iniciou em 1926 através da Sociedade União Popular (Volksverein) com famílias de descendentes alemães católicos. Na época, denominada “Porto Novo” a colônia pertencia à grande Chapecó.

No Ano de 1929, com a visita do presidente da província, Sr. Adolfo Konder, a colônia mudou seu nome para Itapiranga, que em tupi-guarani que significa “Pedra Vermelha”. A emancipação político-administrativa aconteceu em 14 de fevereiro de 1954.

A cultura alemã se destaca nos 15 grupos de dança folclórica alemã e 12 corais em atividade no município.  O Município possui o título de Berço Nacional da Oktoberfest, festa realizada todos os anos, em outubro, desde 1978 e reúne milhares de visitantes e turistas. 

A população é de 17.007 habitantes (fonte IBGE/2019). A economia gira em torno da agropecuária, agroindústrias, comércio, serviços e turismo. 

O majestoso Rio Uruguai banha a cidade e o interior, refresca o verão nas diversas áreas de lazer de Itapiranga e faz a divisa do Município com o estado do Rio Grande do Sul. A oeste, o Rio Peperi-guaçu banha o interior de Itapiranga e seus meandros fazem a fronteira do Estado de Santa Catarina com a República Argentina. As belas curvas e corredeiras do Rio Uruguai e seus afluentes, as lindas propriedades rurais e o agroturismo, história, cultura, gastronomia, educação e em especial as pessoas de Itapiranga são as grandes riquezas da nossa terra.    

Durante o ano todo pode-se  apreciar as maravilhosas paisagens nas áreas de lazer e mirantes, agendar visitas e passeios  no turismo rural e agroturismo, apreciar a farta gastronomia local. Todos finais de semana bailes e festas comunitárias embalam quem procura diversão autêntica nas 27 comunidades do interior e na cidade. 

  Clique AQUI para se inteirar dos atrativos turísticos de Itapiranga e agende sua visita.

Todo 1º Sábado de cada mês acontece o Dia D Deutschland! Gastronomia típica nos restaurantes e padarias, promoções especiais no comércio, atividades recreativas e culturais na praça da figueira com venda de artesanato, exposições temáticas e muito mais.

Acesse também oktoberfestitapiranga.com.br para se inteirar de todas as atrações da maior festa de Itapiranga.

 

Dados do Município

Região Turística: Caminhos da Fronteira
Área: 283.031 km (IBGE/2016)
População: 17.007 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°10
Longitude: 53°42
Altitude: 206 m
Cidades próximas: Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí.

Caminhos da Fronteira

A pluralidade cultural da região vai encantar quem visita os Caminhos da Fronteira. Diversidade explicada pela localização desta região que fica no Extremo Oeste de Santa Catarina, entre a Argentina e os estado do Paraná e Rio Grande do Sul. No Marco das Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, é possível estar ao mesmo tempo em dois estados brasileiros e em uma província argentina. A região é um misto entre riqueza histórica e contato com a natureza, oferecendo ainda aos turistas belas paisagens naturais e esportes radicais.

IDMS de Itapiranga

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Itapiranga.

Saiba Mais

Localização

Via SC 163 – no sentido São Miguel do Oeste – Itapiranga
Via Estrada da Fronteira no sentido Tunápolis – Itapiranga
Via Barra do Guarita e RS 163 – Atravessar o Rio Uruguai com a Barca Aliança junto ao Porto da Barca.

O Terminal Rodoviário Pedra Vermelha de Itapiranga tem movimentação diária de ônibus com linha direta até Florianópolis, Foz do Iguaçú, São Miguel do Oeste e Chapecó. Além disso é possível chegar via Rio Grande do Sul pela cidade da Barra do Guarita e atravessar o Rio Uruguai de Balsa ou com as popas que fazem a travessia diária.

O aeroporto com voos comerciais mais próximo está localizado na cidade de Chapecó – SC a cerca de 160 km de Itapiranga.