A Banda Municipal de Itapiranga foi criada em 25 de julho de 1960, na gestão do então Prefeito Sr. Affonso Schwengber, que na oportunidade adquiriu instrumentos musicais com recursos obtidos através de leilão dos mesmos. O músico Sr. José Hermes foi o primeiro maestro a dirigir a Banda Municipal de Itapiranga até o ano de 1963.

A Banda Municipal de Itapiranga em seus primórdios fazia apresentações em festas típicas alemãs, face a forte cultura alemã existente no município de Itapiranga, bem como os componentes da Banda Municipal eram em quase sua totalidade de origem germânica.

A Banda Municipal era composta pelos seguintes membros: Tealmo Meurer, Waldemar Griebeler, Albino Ruschel, Huberto Engel, João Alípio Griebeler, Jose Bourscheidt, Guilherme Bourscheidt, Renato Roque Ruschel, Jose Sisino Griebeler, Albano Stülp, Walter Stertz, Wito Griebeler, Siegfried Spaniol, Jesus Manuel dos Santos, Helmuth Stahl, Helmuth Kaiser e José Hermes.

A Banda Municipal em 1963, foi dirigida pelo maestro Sr. Adolfo Ziebel, sendo que ate 1968, a mesma era composta por 21 elementos, no período de 1968 à 1970 a Banda foi dirigida pelo Pe. Pedro Schorr.

Na gestão do Prefeito Gilberto Jose Goerck, de 1970 à 1974, a Banda foi reorganizada pelo dirigente José Bonan e após este período a mesma deixou de atuar.

Na gestão do Prefeito Gilberto Francisco Henkes, de 1986 à 1989, empenhou-se na reestruturação da Banda Municipal de Itapiranga. O primeiro passo foi a fundação oficial da mesma no dia 12 de Janeiro de 1986, com o registro em ata e posterior filiação em órgãos oficiais.

Os componentes da Banda se empenharam em sua reorganização e aprimoramento, sendo que o reaparelhamento da mesma com instrumentos musicais foi sendo realizada com doações da Prefeitura Municipal e entidades oficiais.

Resta salientar que devido a reforma administrativa e conseqüente criação do Departamento Cultural da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, a Banda ficou vinculada a este órgão Municipal.

A Banda Municipal da Itapiranga foi criada no dia 04 de Outubro de 1988, por lei nº 78/88, recebendo alterações de letra “a” no Artgo 1º do Capitulo I, no mesmo Decreto de 15/02/90.

A Banda Municipal de Itapiranga, no ano de 1989 fez 12 apresentações, e foi dirigida pelo Maestro Helmuth José Körbes.

No ano de 1990, a Banda contratou o Maestro Elibio Schütz, sendo que no mesmo ano foi criado a Fundação Cultural de Itapiranga, que passa a subsidiar a Banda.

De 1991 até 2005, a Banda Municipal de Itapiranga foi dirigida pelo Maestro Fridolino Ênio Lauxen. Após este período a Banda deixou de atuar no município.

Em 2006 a Prefeitura Municipal de Itapiranga na administração de Vunibaldo Rech e Milton Simon, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, contratou o maestro Afonso Kraemer que a partir de então foi em busca dos antigos músicos, bem como de novos amantes da música instrumental.

Com a experiência de Afonso Kraemer, que com muitos anos de instrumentista, inclusive como professor dos mais variados instrumentos musicais, colocou-se a disposição do Município de Itapiranga para prestar este serviço e novamente termos a Banda Municipal.

A Banda teve sua primeira apresentação, com nova formação em setembro de 2006, na Comunidade de Linha Presidente Becker.

A partir de então seguiram várias apresentações no município, destacando a participação novamente da Banda Municipal na Oktoberfest, festa oficial de Itapiranga.

Até então, muitos foram os investimentos na formação do maestro e na reforma de instrumentos e uniformes para a Banda. A Banda foi conseguindo destaque ao longo destes anos, se apresentando de forma gratuita, com simplicidade e dedicação de todos os envolvidos, nas mais diversas comunidades, festas e variados eventos, destacando as noites culturais, noites natalinas e domingos de integração cultural.

A Banda Municipal hoje conta com 18 integrantes e Afonso Kraemer segue como maestro. O maestro em suas aulas forma novos músicos para integrarem a Banda. Nos últimos anos a banda tem se apresentado também em eventos regionais. O estilo de músicas tocadas é muito diversificado sendo grande parte dos arranjos do próprio maestro. O poder público vem investindo a cada ano na renovação de instrumentos para que esta continue sendo destaque cultural.

Horário de atendimento:
Para Shows contate 49 98411-7029 com o Maestro Afonso Kraemer