Breve Histórico

A grande distância até São Miguel do Oeste, local da unidade de bombeiros mais próxima, deixava a população de Itapiranga e arredores desassistida nos incêndios e acidentes que infelizmente aconteciam, fazendo com que os primeiros passos para a conquista de uma unidade local fossem dados ainda em 1997, quando diversas lideranças entenderam que era hora deste cenário mudar.

No final de 1998, o então Prefeito de Itapiranga, João Batista Schneiders, convocou o Conselho Municipal de Defesa Civil, lideranças comunitárias, diretores e proprietários de empresas, para uma palestra com autoridades designadas pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, com a finalidade de apresentar um modelo de serviço de bombeiros que poderia ser implantado em Itapiranga, bem como os procedimentos para a instalação da unidade.

Considerando que apenas cidades de médio e grande porte seriam consideradas “viáveis” para a implantação de uma unidade de bombeiros mantida única e exclusivamente pelo Estado e, que a maioria dos municípios catarinenses estariam excluídos deste sonho, o Comando do Corpo de Bombeiros apresentou uma proposta que apostava na união de forças, que se resumia da seguinte forma:

• À sociedade, após receber a devida capacitação, caberia participar voluntariamente do serviço de prontidão para emergências, bem como, poderia doar recursos financeiros para a associação mantenedora;
  • Ao Município caberia a cedência de servidores efetivos e adequação da legislação para a cobrança de taxas de serviços prestados, que passariam a ficar inteiramente no município e;
  • O Estado proveria um espaço físico, algumas viaturas, parte do efetivo, custos fixos, como energia elétrica, comunicações e alimentação e a capacitação dos servidores municipais e da comunidade.

Assim, em 07 de Dezembro de 1998 foi aprovada pela Câmara de Vereadores deste Município, a Lei que criou o FUNREBOM (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros) – instrumento legal que permitiria o angariamento de recursos por meio de subvenções e taxas de serviços.

Em 27 de abril de 1999 em Assembleia Geral realizada na Sociedade Imigrantes, foi eleita a primeira diretoria da então Sociedade de Bombeiros Voluntários – entidade mantenedora do Grupo de Bombeiros Comunitários de Itapiranga, que foi presidida pelo Sr Angelo Altair Venzo da Encarnação.

Com as alterações na legislação, o nome da Sociedade passou a ser Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapiranga, sendo presidida atualmente pelo Sr Mauri Aloísio Franzen, reeleito para a função até abril de 2020.

O dia da conquista foi 21 de julho de 1999, quando foi inaugurada a unidade local que ainda hoje abriga o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Itapiranga. Para que esta estrutura pudesse ter condições para oferecer um serviço de qualidade, o desafio foi assumido não somente pelos comandantes, mas sim, por toda comunidade de Itapiranga e região.

O serviço foi iniciado com 07 Bombeiros Militares, 07 servidores cedidos pela Prefeitura Municipal de Itapiranga e 30 nobres cidadãos voluntários da comunidade, que receberam o devido treinamento e auxiliaram no atendimento às emergências.

Quanto às viaturas, na garagem havia:

– 01 caminhão Mercedes Benz 1113, ano 1983, para combate a incêndios e resgates;

– 01 camionete GMC, adaptada como ambulância e;

– 01 Fiat 147 pick-up, ano 1980, utilizado para vistorias e serviços administrativos;

A evolução em viaturas e equipamentos aconteceu de forma gradativa e com a dedicação de muitas pessoas, entre elas, comandantes, autoridades políticas e a própria comunidade, por meio da doação de recursos financeiros via fatura de energia elétrica. Hoje contamos com 10 bombeiros militares e 6 bombeiros profissionais civis cedidos pelo Município de Itapiranga. No programa Bombeiro Comunitário, já formamos mais de 230 cidadãos e cidadãs, e destes, 45 atuam nas suas horas vagas junto às guarnições de serviço, em prol da comunidade.

Os bombeiros comunitários formados que não atuam mais nas guarnições, continuam sendo considerados como uma força extra para nossa sociedade. Com os conhecimentos que adquiriram, estão inseridos nos seus bairros, empresas, famílias e grupos sociais, compartilhando e disseminando a cultura da prevenção, intervindo como agentes de primeira resposta nos infortúnios do cotidiano, quando estes inevitavelmente acontecem.

Contato pelo e-mail 12_12cmt@cbm.sc.gov.br ou pelo fone 49 3472-5100.

Horário de atendimento:
Agende sua visita e venha conhecer o Quartel do Corpo de Bombeiros de Itapiranga. Contato pelo e-mail 12_12cmt@cbm.sc.gov.br ou pelo fone 49 3472-5100.

Contatos:
12_12cmt@cbm.sc.gov.br