Histórico da Comunidade de Linha Cotovelo

A comunidade teve seu início em 10 de julho de 1926, quando foi celebrada a primeira missa pelo Pe. Max Von Lassberg, na casa do senhor Nilo Schmitz. Os primeiros moradores foram João Wermuth, Aloisio Junges, Willian Flach, Matias Hendges, Alfredo Vogt, Augusto Henning, Fritz Hendges, Alfredo Hentges e a família Bindermauer e Schukel.

O nome Linha Cotovelo tem sua origem devido ao fato de que o rio que tem muitas curvas ou voltas, parecido a um cotovelo. O padroeiro foi escolhido pelos moradores da comunidade. O nome do padroeiro Sagrado Coração de Jesus foi sugerido pelo morador João Wermuth, pois sua comunidade de origem também tinha este padroeiro. Todos apoiaram a escolha do nome sugerido e, deste modo, Sagrado Coração de Jesus tornou-se o Padroeiro da comunidade de Cotovelo.

O primeiro batizado realizado na comunidade foi de Anselmo Junges que nasceu em 26 de novembro de 1928. A primeira capela construída serviu também de escola e situava-se no lado debaixo da estrada. Em 1956 iniciou-se a construção da atual Igreja, que foi inaugurada em 1962.

Os primeiros ministros da comunidade foram Felipe Loebens, Jacó e Marta Kröetz. A posse se deu no dia 18 de novembro de 1972. Segundo documentos encontrados os primeiros professores foram Waldemar Moesch, Léo Werlang e a primeira missão realizada na comunidade foi em 1939.

Da comunidade de Cotovelo surgiram mais de 20 vocações sacerdotais e religiosas. O primeiro padre ordenado foi José Fritzen, depois Max Eyng, Balduino Loebens, e nos anos oitenta o Pe. Miguel Schroeder e mais tarde o Pedro Schroeder. Inúmeras irmãs religiosas surgiram na comunidade e estão espalhadas pelo mundo, cumprindo sua missão espiritual.  A oração sempre uniu muito essa comunidade de 58 famílias. Revisado pela Comunidade.

Horário de atendimento:
Contato: Aloisio Schlickmann (49) 99129-8896