Histórico da Comunidade de Linha Santa Cruz

   Os primeiros moradores que se instalaram na comunidade vieram da Alemanha em 1932, e fixaram residência nas proximidades da atual JBS unidade aves, depois de um tempo entraram na mata virgem e começaram a trabalhar, esses eram Romam Vollmer, Theodoro  Huehner e Jacob Schweikert.

    A comunidade de Santa Cruz formou-se com o desmembramento de 20 lotes da comunidade de linha Dourado e 4 lotes da comunidade de linha Ervalzinho, os primeiros moradores destes lotes vieram da Alemanha no ano de 1932, a viajem durou meses. Estes vieram por meio de navios da Europa e aqui se deslocaram com carroças e barcos até chegarem a Porto Novo, atual Itapiranga. As primeiras construções e a derrubada das matas aconteceram em forma de mutirão, pois eles estavam cientes que, trabalhando juntos e unidos, iriam se fortalecer e alcançar os seus objetivos.

    A fundação da comunidade aconteceu em 09 de dezembro de 1944. Tendo como sócios fundadores Júlio Melz; Josef Eyerkaufer; Ludwig Holzmeier; José Meier; Pedro Heck; Jacó Alberto Muller; Aloisio Friedrich; Roman Vollmer; Emilio Schwertner; Wilibaldo Haas; Aloisio Schinkoski; João Lemen; Jacob Schwertz; Sigfred Pedro Schwertz; Konrad Teppe; Henrique José Tepe; José Schönberger; Herman Tepe; Jacob Schweikert; Martim Schneiders; Pedro Melz; Olimpio Henz e Jacob Andres.

    O padroeiro escolhido foi a Exaltação à Santa Cruz, e cabe a pergunta: por que a cruz? Certamente eles sabiam que iam enfrentar muitas cruzes pelo caminho, como as dificuldades, os obstáculos,  os problemas, o sofrimento, mas, por meio da cruz encontrariam proteção, força, coragem, alívio e ânimo para seguir sua vida lutando para sustentar a família e trabalhar em favor  da comunidade.

    No ano de 1946 iniciou a  construção da primeira capela (igreja) e a inauguração aconteceu no dia 14 de setembro de 1948, com Santa Missa seguida de festa popular. Conforme Fabio Holzmeier, que esteve na Alemanha e chegou a conhecer a pequena cidade de Marktofigen onde seu avô Ludwig Holzmeier vivia, ele afirma que do lado dessa cidade tem ainda hoje uma pequena capela, onde – naquela época – Ludwig Holzmeier e outras crianças se reuniam em grupo para rezar, e o nome desta capela é Heilige Kreutz Capele, que significa Capela de Santa Cruz. Ludwig Holzmeier era um dos pioneiros da comunidade e foi o que inspirou em dar esse nome à comunidade.

    Ludwig Holzmeier, que era marceneiro, se inspirou no altar da igreja Heilige Kreutz Capele da Alemanha e fez o altar da igreja da Linha Santa Cruz praticamente igual. Igreja esta que ainda hoje serve para a comunidade fazer suas celebrações, catequeses e reuniões.

   Em 1940 foi intitulada a primeira escola da comunidade, a qual, além de servir como sala de aula também era utilizada para cultos dominicais e encontros catequéticos. O primeiro professor foi Conrad Tepe, seguido de Léo Werlang.

Curiosidades:
    O 1° Automóvel: Família de Roman Vollmer. 1° Máquina Agrícola (trator): família de Clemente Eyerkaufer. Em 1975 a 1° geladeira movida a querosene, foi adquirida pelas famílias Ludvig Holzmeier e Roman Volmer, em 1975. Em 1972 veio o primeiro telefone municipal. O mesmo foi utilizado por todos na comunidade. O telefone ficava junto à casa da comunidade, residência essa que era usada pelo professor da escola.

   O 1° motor a diesel era da família de Leopoldo Hammerschmitt, em 1971. 1° salão de festa foi construído em 1974 e inaugurado com festa. O primeiro baile foi realizado em 13 de abril de 1975. A energia elétrica foi instalada na comunidade em 1978. O 1° campo de futebol era no potreiro de Alberto Muller, já com o nome de Metropol de Santa Cruz. Em 1965, o campo foi transferido para o potreiro de Nirio Fridrich, e em 1970 ele vendeu as terras para Leopoldo Hammerschmitt.

   Em 1985 foi construída a primeira pista de concreto com alambrado.  Em 1990 foi construída a nova escola,  de alvenaria com duas salas de aula. Em 1993 o novo campo de futebol foi organizado na terra de Henrique Tepe, que hoje é da Associação de Santa Cruz. Em 1987 foi criado o primeiro grupo de danças folclóricas com o nome Jacob Schweikert, grupo esse que está ativo até os dias atuais.

   No dia 14 de Abril de 1996 aconteceu a primeira festa do Boi no Rolete, festa essa que se tornou tradicional na comunidade. Em 1998 foi construído o pavilhão de festas da comunidade com recurso de 20.000,00 do Município de Itapiranga.  Em 1998 vieram os primeiros telefones particulares via rádio, sendo o mesmo constituído por grupo e cada um tinha um ramal. O 1° telefone celular foi adquirido pela família de Celso Hammerschmitt, em 2004. Na comunidade existiam ferrarias e oficinas sendo a primeira na propriedade de Josef Eyerkaufer.

   E na propriedade de Ludvig Holzmeier tinha uma marcenaria artesanal,  os bancos e o altar da igreja foram fabricados por ele. Os primeiros Ministros da Eucaristia foram Aloisio Immig, Leopoldina Volmer e José Haas, isso a partir de 1974. Em abril de 1972 José Volmer foi ordenado Sacerdote, ele é filho de Roman e Leopoldina Volmer.

   No dia 6 de junho de 1997 surgiu a padaria de Produtos Coloniais Hammerschmitt. Em 2011 foi feita a conclusão do pavilhão de festa. Em novembro de 2014 teve a conclusão da reforma da igreja da comunidade com festa  no dia 16 de novembro de 2014 onde foram comemorados os 70 anos de comunidade e a 19° festa do Boi no Rolete. Histórico Escrito pela Comunidade 


Horário de atendimento:
Contato: Deise Immig – (49)99905-9754

REDES SOCIAIS