Histórico da Comunidade de Linha Capela

    Os primeiros moradores chegaram a Sede Capela no ano de 1926, chegando onde atualmente se localiza o  Porto Rhode, às margens do Rio Uruguai. As primeiras famílias a residir na localidade foram as seguintes: Felipe Goergen, Ricardo Scherer, Eugênio Rockenbach e Bernardo Schoenhals. Um dos organizadores da colonização Porto Rhode foi o Senhor Carlos Francisco Rhode que mais tarde vendeu suas terras para a família Schoeller.

    O povoado de Sede Capela surgiu oficialmente em julho de 1927 e passou a ser comunidade católica. Em 1928, foi construído um hotel para abrigar os pioneiros recém-chegados. Este hotel esteve em funcionamento até o ano de 1946. No dia 29 de abril de 1929, aportou no Porto Rhode em Sede Capela o então governador do Estado de Santa Catarina. Em sua estadia, sugeriu a troca do nome de Porto Novo para Itapiranga.  

    A partir de 1932, Sede Capela dispunha também de um hospital denominado de Sociedade Beneficente Hospital São José que foi o primeiro hospital do município de Itapiranga. O Dr. Ulrich Neff, que residia na comunidade, prestava seus atendimentos. O primeiro salão da comunidade foi construído em 1933 na propriedade de Jacó Barth. Neste salão aconteciam reuniões, bailes e era um local propício ao encontro e descontração dos moradores.

    Em 10 de Setembro de 1944 foi constituída a Sociedade Esportiva Esperança. Até 1947, a escola funcionava junto à capela da comunidade. Em 01 de Agosto de 1947 foi fundada a Escola Reunida Pe. Francisco Xavier Riederer. Já em 1974 a Escola passou a se denominar Escola Básica Três Mártires e em 27 de Março de 1980 surgiu o Colégio Agrícola São José, idealizado pelo Pe. Oscar Puhl.

    Este colégio foi construído com o apoio voluntário dos moradores da região que doaram de forma gratuita 9.040 horas de mão de obra na construção do prédio de quatro andares. Este educandário já foi sede do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso de Agronomia da FAI Faculdades de Itapiranga.  Hoje, o prédio abriga  a Escola Municipal Padre Oscar Puhl e a Escola de Educação Básica São José.

    A Comunidade de Sede Capela pode ser considerada o “Portal da Colonização” de Itapiranga.  No leito do Rio Uruguai em Sede capela localiza-se o histórico “Rochedo Fortaleza”, na Volta de Capela. O Rochedo, também conhecido como “Pedrão de Capela” era muito temido pelos antigos balseiros.

    Em Sede Capela é possível apreciar lindas imagens do Rio Uruguai, palavra que se origina do guarani e significa “Água dos Caracóis”. Revisado pelo Conselho da Comunidade.


Horário de atendimento:
Igreja e Gruta para contemplação. Acesso livre. Local Público.

Contatos:
turismo@itapiranga.sc.gov.br

telefone : (49)3678 7757


REDES SOCIAIS