A Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina.

Localizada no centro da cidade de Itapiranga, sua torre pode ser vista de inúmeras partes da cidade.

Histórico da Criação da Paróquia São Pedro Canísio, Itapiranga, SC 

     A criação da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga -SC- ocorreu em 04/04/1926 quando o Pe. Max Von Lassberg SJ (Companhia de Jesus) rezou a 1ª Missa nessas terras, debaixo de laranjeiras, onde hoje é a Praça do Imigrante e a estátua de São Pedro Canísio, padroeiro da sede da colonização teuto-católica de Porto Novo. Essa estátua, erguida com muita religiosidade e devoção, foi planejada e comprada em janeiro do corrente ano pelo Pe. João Evangelista Rick SJ, em nome da SUP – Sociedade União Popular. 

    Na evolução histórica, em 09/12/1926, D. Joaquim Domingues de Oliveira, bispo de Florianópolis – criou o Curato e o Pe. Henrique Ofenhitzer MSF (Congregação Sagrada Família) foi nomeado o 1º Cura  da paróquia de Porto Novo e tomou posse em 04/04/1927. 

     Prosseguindo, em 04/05/1927 o Arcebispo de Florianópolis orientou que os limites do Curato fossem os do Município de Chapecó. Logo, em 1º/10/1927 o Frei Félix Schroer enviou amplas instruções sobre a vasta paróquia de Chapecó. 

     Para grande felicidade de todos, em 28/12/1927 realizou-se o casamento misto de Otto Schmidt e Hilda Höckler, dando as cautelas por escrito em presença de duas testemunhas. Em 29/04/1928 o Pe. João Evangelista Rick SJ  realizou a bênção do sino. Em 10/04/1928 chegou o Pe. Pedro Verhaelen MSF como coadjutor na Paróquia e em 10/01/1929 ele foi nomeado vigário. 

      Com a Paróquia em pleno desenvolvimento, em 15/09/1930,  Pe. Miguel Naue MSF foi nomeado substituto do Pe. Pedro Verhaelen MSF à frente da Paróquia. Com os trabalhos deles e dos demais padres, anteriormente feitos, em 24/11/1930 veio a devida licença para construir casa canônica. Nesse mesmo ano, precisamente no mês de Novembro, chegou o Pe. Rick que permaneceu aqui até 08/03/1931, ajudando a organizar a paróquia. 

   Mesmo com o remanejamento dos padres, em 22/02/1931 D. Daniel benzeu a 1ª Via Crucis da igreja matriz de Porto Novo. Acompanhando a trajetória da paróquia, em 11/04/1931 o Pe. Teodoro Treis, tomou posse como 1º vigário da Companhia de Jesus da paróquia de Itapiranga e este estabeleceu que as crianças deviam frequentar as aulas catequéticas dos 8 aos 12 anos, sendo então admitidas à Comunhão Solene. No mesmo ano o Padre organizou as Comunidades de Dourado, Cotovelo, Matriz, Ipê-Popi, Fortaleza, São João e Ervalzinho. 

   Objetivando fins mais prósperos para a Paróquia, em10/06/1931, D. Daniel determinou os novos limites da Paróquia e, com muita organização e trabalho exemplar, em 24/10/1931 Porto Novo foi elevada a Distrito de Xapecó. 

     Em 03/11/1931 – com a chegada do Pe. Nattermann, Secretário geral da Associação Kolping da Alemanha, iniciaram-se os processos da fundação da comunidade Kolping de Itapiranga, a primeira da Obra Kolping construída no Brasil. (Transcrito do caderno de anotações de Pe. Albino Schwade SJ, em 24 de Setembro de 2007.) 

     Com muito trabalho e sem ônus para a igreja, em 02.02.1951 foi inaugurada a atual Igreja, que foi construída no local onde se localizava a antiga Igreja – em madeira – da vila Porto Novo que foi construída no ano de 1929. Devido ao crescimento populacional da colônia, a comunidade local se engajou na construção de uma nova igreja, mais ampla, em alvenaria e que pudesse dar conta das demandas da Paróquia São Pedro Canísio.  “O projeto arquitetônico da nova igreja foi de autoria de Hans Schaefer, em 1943, e retocado pelo padre Valério Alberton em 1946. Padre Teodoro Treis assumiu como coordenador de construção. 

     A execução da obra foi coordenada pelo construtor José Zanzi (famoso por dominar a técnica da alvenaria). O telhado todo treliçado em madeira foi construído pelo alemão Franz Theis (que também colaborou na construção da Igreja da Vila São João). O trabalho de construção foi feito em grande parte em mutirão pela comunidade local  A pedra angular foi abençoada em 27 de Abril de 1947. 

     A edificação caracteriza-se pela arquitetura neogótica, com traços marcantes dos templos religiosos católicos característicos do período anterior ao Concílio Vaticano II. O neogótico é considerado um revivalismo do estilo gótico medieval, muito utilizado no século XIX e início do século XX. A verticalidade é uma das características desse elemento arquitetônico. Para atingir essa verticalidade, o neogótico faz uso de um sistema de contrafortes Na Igreja de Itapiranga se encontra outro traço marcante: o sistema de arcos ogivais presentes na fachada frontal e nas aberturas laterais. Nas colunas laterais se percebe um sistema de contrafortes (botaréus) em três níveis, que desempenham uma função estrutural para suportar a pressão da estrutura e aliado a isso, acrescentam uma função estética caracterizante da arquitetura gótica.  Esses contrafortes dão suporte aos contraventamentos da cobertura, dispostos no interior da edificação. Ao todo, são oito contrafortes e oito contraventamentos (Kopfban) que condicionam o empuxe e suportam a carga da estrutura lateral.


Horário de atendimento:
A Igreja está aberta para visitação se segunda a sexta e aos sábados pela manhã os dias, em horário comercial. Celebrações em toda terça-feira ás 7:00, quarta-feira ás 19:00, sábados as 19:00 e aos domingos ás 8:00.
Cobra entrada: Entrada gratuita
Contatos:
secretariaspcanisio@hotmail.com

telefone : (49) 36770006


REDES SOCIAIS